quinta-feira, 28 de junho de 2018

Rui: pequena história de uma grande vida, de Cecília Meireles


A obra em prosa Rui: pequena história de uma grande vida, de autoria de Cecília Meireles, foi produzida com o intuito de comemorar o centenário do Rui Barbosa. A obra foi distribuída gratuitamente em algumas escolas, para as crianças do ensino primário, e publicada pela primeira vez no ano de 1949. O livro apresenta uma riqueza de detalhes não apenas sobre a vida de Rui Barbosa, mas também sobre a história cultural e política da Bahia e do Brasil, além da presença de fotografias da Bahia, da casa de Rui e fotos do próprio personagem.
            A prosa apresenta ações educativas cultivadas principalmente pelo exemplo, conforme pode ser percebido em trechos como: “Assim, a casa ficará feliz: o pai, entre seus livros, estudando sempre. A mãe, com seus escravos, fabricando doces. E, entre esses dois heróis, as crianças irão crescendo cercadas de altos exemplos de bondade, resignação, dignidade e coragem.” (p.22) A mãe de Rui é retratada como um exemplo de mulher que vive em prol da harmonia e do bem-estar da família, ela é desprovida de interesses próprios.
Uma outra temática presente na obra é a honestidade, isso pode ser percebido quando Rui consegue uma vaga no curso de direito, porém não vai exercer o curso por não ter a idade adequada. Seu pai, então, decide abdicar da vaga como uma prova de caráter:

Certamente, a Academia, os estudos jurídicos seriam para o Pai, motivo de grande satisfação. Rui, porém, não atingira ainda a idade regulamentar para matrícula. Muitos, poderiam pensar em obter um atestado alterando a data de nascimento. Mas o pai de Rui, não. Espírito severo, disse: “Não se pode começar a vida por uma falsidade”. (p. 28)

Rui Barbosa é caracterizado como um homem intelectual que desde sua infância se dedicou incessantemente aos estudos, ele é retratado como uma pessoa digna, um exemplo para a sociedade, um verdadeiro herói da nação brasileira. Rui teve como forte influência o seu pai, que embora não tenha almejado grandes conquistas, como por exemplo, o emprego dos seus sonhos, foi uma pessoa extremamente estudiosa, a par de todos os acontecimentos, amava falar e estudar sobre Direito e Política, tinha sonhos audaciosos para a melhoria do Brasil e se envolveu várias vezes na política. O pai, grande referência para Rui, era considerado, acima de tudo, um homem bom e honesto, tinha o sonho de cursar direito, mas foi médico e orador, exercendo também o cargo de deputado. Durante a sua vida enfrentou grandes problemas financeiros e viu o seu sonho de cursar direito se realizando em seu filho, porém não viveu o suficiente para ver a grandes feituras que Rui atingiu.
Rui cursou direito, foi militante político, jornalista, deputado da Bahia, foi embaixador do Brasil por missão especial por duas vezes, foi ministro da fazenda, foi perseguido e exilado, por duas vezes, foi candidato à presidência da República. Aos 5 anos aprendeu a ler e desde então tornou-se amigo dos livros, incluindo a bíblia cristã. Ele Tinha José Bonifácio como um ídolo e isso é citado várias vezes no decorrer do livro ceciliano. Estudou direito com o ilustríssimo Castro Alves e foram grandes amigos, compartilhavam ideais como a abolição da escravatura, por exemplo: “Castro Alves era o maior de todos, em poesia; ele, o maior de todos na oratória.” (p.39). Rui se tornou um grandiosíssimo orador e tal fato ganha destaque na obra de Cecília.
Em síntese, o livro caracteriza-se pelo feitio moralizante, abdicação das vontades individuais em detrimento do bem coletivo, patriotismo, heroísmo, exercício da Cristandade e da exemplaridade, e fica bem evidente o incentivo aos estudos e à disciplina para alcançar coisas grandiosas independente da condição financeira, “ninguém sofra por ser pobre: o estudo e a disciplina elevam os homens mais do que a riqueza o poderia fazer.” (p. 91). E para confirmar isso, está aí o exemplo do próprio Rui Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas